Para resolver problemas e criar soluções, empresas do mundo todo desenvolvem tecnologias que tem o objetivo de alavancar seu site, torna-lo mensurável, visível e íntegro. Nós separamos aqui as principais ferramentas utilizadas no mercado digital para alavancar seu site.

Plataforma para desenvolvimento de sites:

WordPress: a mais famosa plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo. Estima-se que existam mais de 75 milhões de sites rodando nesta plataforma e possui a maior comunidade de usuários e programadores. Além disso, o WordPress oferece muita customização e opção de diversidade ao usuário, onde um usuário leigo, que não sabe nada de programação, consegue fazer um site seguindo passo a passo e deixando o site na sua cara. É o que fazemos no nosso curso Seu Site do Zero.

OpenCart: voltado apenas para lojas virtuais com pequenas opções para blog e páginas, o OpenCart é uma plataforma muito leve e segura, podendo criar uma loja virtual em pouco tempo. No Brasil ela é muito famosa, porém sua comunidade de desenvolvedores e de opções não é das maiores, mas sem dúvidas, é uma excelente opção para quem vai fazer uma loja virtual.

Joomla: assim como o WordPress, porém não tão difundido na comunidade online brasileira, o Joomla oferece diversidade e facilidade na criação de sites.

Bootstrap: um framework para desenvolvimentos de sites em HTML, CSS, JS e PHP onde o usuário precisa ter noções básicas dos mesmos.
Existem centenas de plataformas para desenvolvimento de site, apenas citamos as mais famosas.

Ferramentas para e-mail

Mautic: principal plataforma de código aberto para envio e monitoramento de e-mails. Plataforma gratuita onde qualquer um pode utiliza-la e alterar seu código, desde que haja conhecimento técnico para isso. O mautic deve ser aliado com outra ferramenta de disparo de e-mail (como SendGrid, SparkPost, AWS) e também instalado em um servidor, o qual ocasionará no custo pela ferramenta, porém ainda é a melhor saída custo x benefício do mercado. Para saber mais, entre em contato conosco.

LeadLovers: principal plataforma brasileira para envio e monitoramento de e-mails, interações com facebook e tageamento. Suporte em português, possui taxa de entrega satisfatória e devido as suas funcionalidades junto ao facebook, possui ótima fatia de mercado no Brasil. Para saber mais, clique aqui.

InfusionSoft: principal plataforma americana para envio e monitoramento de e-mails. Este além da função de e-mail é um dos maiores CRM do mercado e é indicado para grandes empresas devido seu preço elevado para iniciantes.

MailChimp: plataforma para envio e monitoramento de e-mails. Possui plano Gratuito e planos pagos. Excelente oportunidade para quem está começando. Conheça mais sobre esta ferramenta.

Para saber mais sobre ferramentas de automação de e-mail, clique aqui.

Ferramentas e Plataformas para Tráfego

Facebook: a maior mídia social é sem dúvidas a maior fonte de trafégos patrocinados para alavancar os acessos ao seu site. Estude bem esta ferramenta, suas campanhas, fanpages e todas funcionalidades que ela oferece, que sem dúvidas nenhuma, ela vai ser uma grande aliada.

Google AdWords: esta ferramenta auxilia nas buscas do Google, porém de forma patrocinada. Sempre que alguém buscar por palavras chaves relativas as que você cadastrou em seu site, ele irá alavancar de forma patrocinada seu site. É uma excelente ferramenta para diversos nichos de mercado e sem dúvidas alguma vai trazer muitas visitas ao seu site.

Google Buscas: esta é a melhor maneira de trazer pessoas ao seu site de maneira gratuita, porém para conseguir este previlégio é necessário toda uma estruturação em palavras chaves para que o Google de preferência em exibir seu site ao invés do concorrente. Para isso sugerimos que você siga as métricas de SEO passada em nosso bônus e priorize sempre conteúdos relevantes para seu leitor.

Bing, Yahoo, Uol, Terra, Yandex: são outras ferramentas de pesquisa assim como o Google, porém não tão famosas e não possuem nem 10% de mercado (somadas), porém mesmo assim, é interessante estar alinhada a elas para que seu site seja encontada. Praticamente seguem as mesmas regras que o Google.

Instagram: uma mídia social que cada dia mais vem crescendo e alavancando empresas, principalmente as que vendem produtos físicos. Se é seu caso, aconselhamos fortemente que esteja presente no Instagram.

YouTube: a grande mídia digital dos vídeos (streaming) também é ótima para trazer tráfego ao seu site. Porém é extremamente importante que você lembre de colocar o link de seu site no vídeo ou nas descrições.

Anuncios patrocinados em outros blogs/sites: Existem diversos sites que vendem espaços em seu site, artigos pagos com links para seu site e outras diversas opções para gerar tráfego ao seu site.

Afiliados: como no item acima, outros sites e pessoas vão trazer visitas ao seu site, porém afiliados vão também ajudar a vender produtos seus.

Ferramentas para Analisar Resultados

Google Analytics: de longe a melhor e mais completa ferramenta para saber o que acontece em seu site. Com poucos cliques você integra seu site com esta plataforma e fica por dentro de tudo que acontece, de lugares que seus site recebe acesso, cidades, estados, etc. Você tem um detalhamento muito completo sobre as atividades que ocorrem em seu site, inclusive em tempo real.

Ferramentas de SEO

São ferramentas que irão auxiliar você a acertar métricas em seu site que ajudarão a ganhar posições no ranqueamento do Google, ou seja, trazer seu site para os primeiros resultados do Google.
As principais ferramentas são pagas, porém pode ser encontrada várias gratuitas. Uma delas é a Moz, uma ferramenta muito interessante. Para conhece-la clique aqui e/ou assista nosso módulo sobre SEO

Ferramentas para Artes e Imagens

Canva: você precisa criar uma capa para o facebook, youtube ou um post ? Esta ferramenta faz isso. Ela também auxilia na criação de artigos, PDFs, e-books, logos, etc. Esta ferramenta veio para auxiliar tudo em relação a artes digitais. Claro que ela possui o plano pago também. Clique aqui para acessar a ferramenta Canva.

Ferramentas para Tags e Pixels

Google Tag Manager: Os rastreamentos do site são feitos por meio de PIXELS, estes são gerados no Google, no Facebook, Yahoo, Instagram, etc.
Pixels são códigos que são injetados em seu site e servem para monitorar os passos do usuário e se eles estão agindo de acordo com sua campanha. Então é muito importante os pixels estarem instalados em seu site.
O Google Tag Manger veio para organizar estes pixels, por exemplo, existem sites com 20 pixes instalados, porém com o TagManager, você pode instalar apenas um pixel no site e por meio de sua ferramenta instalar os demais e gerencia-los todos por lá.

Clique aqui para acessar o TagManger

Ferramentas de Otimização

Seu site precisar ser rápido e ponto. Sites rápidos fazem o usuário ficar mais tempo no site, ranqueia melhor no Google e você consegue trabalhar melhor. As duas ferramentas ferramentas que nós utilizamos são:
Google Page Speed: analisa e demonstra o que precisa ser feito, inclusive já oferece a solução. Clique aqui para conhecer a ferramenta.
GT Metrix: Analisa seu servidor e suas páginas, também diz o que precisa ser corrigido. Clique aqui para conhecer a ferramenta.

Hospedagem

Esta por sua vez, não é uma ferramenta, mas sim a base, a casa do seu site. Existem diversas hospedagens no mundo todo. Porém nós apenas trabalhamos com as que nós conhecemos e esta é obrigatório que seja de confiança, estável e seguro, pois tudo no seu site ficará armazenado lá. Caso tenha interesse em uma hospedagem rápida e segura, entre em contato com nossa equipe.

Ferramentas de Segurança

Existem diversas ferramentas e plugins de segurança para seu site. Porém isto vai variar de acordo com as plataformas que você vai usar. Para isso aconselhamos fortemente que siga estas dicas:
Não use códigos pirateados
Não use hospedagens desconhecidas
Tenha um certificado SSL (Saiba mais clicando aqui).
Utilize pacotes de dados conhecidos e sigas instruções pertinentes. Saiba mais clicando aqui.

Obs: este é um artigo que veio para complementar nosso e-book: 20 passos para um site de sucesso. Se você ainda não leu, clique aqui para baixa-lo.

Esperamos ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato conosco e não deixe de comentar sobre as ferramentas que você usa para nós e nossos leidores podermos saber mais sobre o assunto.

Forte abraço

Comentários Facebook