Segundo empresas de pesquisa de mercado, a cada 4 brasileiros, 1 deles tem receio de comprar na internet por medo de fraude eletrônica, ou seja, 25% da população que compra na internet tem medo de realizar transações monetárias pela internet, diminuindo assim suas vendas. Pena que elas não conhecem o certificado SSL, você conhece ?

O que é e qual a importância de ter um certificado SSL em meu site ?

SSL vem de Secure Socket Layer, um certificado de segurança desenvolvido para garantir a autenticidade da página que você está navegando e de como seus dados vão ser manipulados dentro dela. Ela tem como objetivo principal, criptografar todos os dados que são movimentados dentro do navegador/site/servidor e garantir que não haja alterações, desvios, exclusões, etc por meio de atitudes maliciosas desenvolvidas por pessoas (criminosos) mal intencionadas. Garantir também que apenas seja descriptografados apenas no servidor de destino.

Exemplo: Ao inserir seus dados em uma loja virtual, como e-mail, nome, CPF e cartão de crédito, o certificado SSL garante transformar estes dados legíveis, em códigos criptografados, que apenas poderão ser descriptografados, no servidor destino, onde ocorrerá o processamento destes dados.

Quais os benefícios o certificado SSL trás ao meu site?

  • Legalidade do domínio e Autenticidade: Comprova que você realmente está acessando o site que está vendo
  • Criptografia: Garante que os dados transmitido nas operações, não poderão ser lidos antes de serem descriptografados.
  • Opção aos clientes: atualmente muitas plataformas online apenas funcionam corretamente utilizando protocolos https, por exemplo, o gateway de pagamento da mercadopago.
  • Diferencial: em relação a nível global, um numero insatisfatório de sites possue certificado SSL, cenário que tende a mudar. Então, por que não sair na frente?
  • Rankeamento nos mecanismos de buscas: é claro e divulgado que mecanismos de buscas tendem a dar prioridade a sites com certificados SSL.
  • Segurança ao cliente e ao proprietário: como já repetido inúmeras vezes sobre a segurança digital, o certificado trás segurança consciente e calmaria ao usuário na hora de realizar compra.

2017: O Google lança uma nota em que o navegador Chrome irá informar aos usuários os sites que não possuírem certificado de segurança SSL 

 

Como identificar ?

Sites com certificados SSL podem ser verificados através do próprio browser. No local onde demonstra a criptografia deverá estar HTTPS no lugar de apenas HTTP (não possui S) e nos cadeados encontrados pelo navegador, como pode ser visto na imagem abaixo:

Obs: Cuidado aos sites vermelhos, estes por sua vez, possuem certificados expirados (não mais válidos) ou com algum problema de segurança. Em caso de dúvida, evite.

Como funciona ?

Primeiramente o navegador acessa o site com certificado.
O navegador do usuário solicita informações de autenticidade ao servidor destino, o qual retorna o certificado de segurança
Caso o navegador compreenda que o site é válido e seguro, envia uma mensagem ao servidor destino, o qual começa a criptografar todos os dados que passarão pelo site.

Quando é necessário ?

O indicado é SEMPRE!
Porém aconselhamos utilizar em plataformas que vão capturar dados de usuários, como sites de marketing digital, lojas virtuais, páginas de vendas, etc.

Como gerar

O certificado SSL geralmente é pago, porém existem empresas que possuem certificados gratuitos, como é o caso da Let’s Encrypt.
Para gerar é necessário fazer a instalação do certificado via servidor.

 

Nós da Seu Site Feito, trabalhamos com servidores otimizados já com certificados SSL instalados pelo valor de apenas R$ 60,00 mensais.

Para saber mais detalhes, peçamos que entre em contato com falecom@seusitefeito.com ou pelo nosso formulário clicando aqui.

Garanta autenticidade e tranquilidade para seu usuário.

Um forte abraço

Comentários Facebook