Yoast SEO – Guia definitivo de como utilizar o Plugin – Documentação Traduzida do plugin Yoast
As instruções a seguir, foram retiradas do site original da Yoast SEO, o mais famoso plugin para WordPress do mundo. Existe a versão paga e a versão gratuita. Nós vamos focar na gratuita. A utilização do Yoast dispensa muitos tutoriais, pois quando você está escrevendo um artigo, ele automaticamente vai falar o que você tem que alterar e complementar. Fazendo isso, você já vai estar com um artigo otimizado para ranqueamentos de busca.
Bom, primeiro passo é a instalação.
Instalando o plugin Yoast SEO
Caso você não lembre de como instalar um plugin, clique aqui e acesse nosso artigo sobre instalação de plugins via upload do WordPress.
Acesse o menu lateral Plugins -> Adicionar novo. No campo de busca por palavra chave, digite YOAST SEO -> Geralmente a primeira opção conforme imagem abaixo, clique em Instalar agora e depois Ativar. Antes de instalar, verifique se realmente está instalando o Yoast Seo com mais de 1 milhão de instalações.
Feito as instalações, vamos partir para algumas dicas de YOAST SEO e para algumas boas práticas de Otimização de Busca. Nosso foco vai ser intercalar este mágico plugin com as boas práticas. Então, além da parte de instalação, vamos falar muito sobre essas métricas e atitudes que você deve ter perante ao seu site. A junção destas duas linhas, conseguiremos ter um site otimizado para sair na frente de sites não otimizados.
URLs
Ativar opção de link permantente
Para acessar esta opção, acesse o menu Configurações (Settings) -> (Permalinks) Links Permantentes e depois marque a opção de “Nome do post (Post Name)” como visto na imagem abaixo.
Escolha WWW ou sem-WWW e utilize apenas uma
É muito comum pessoas fazerem confusão nesta opção, pois muitas vezes o brasileiro está acostumado a acessar o site digitando www e acaba criando partes de seu código/site utilizando o www e parte sem. Isto causa redirecionamentos dentro do wordpress, htacess, entre outros. Então utilize apenas um deles durante o site todo. Para verificar se está tudo correto em suas configurações, acesse: Configurações (Settings) -> Geral (general) e verifique se as duas opções de URL do WordPress e do Site estão de acordo. Esta opção pode ser visto na imagem abaixo
A Yoast Seo ensina também a fazer a alteração dentro do Google Console, acessando seu site, clicando na engrenagem e escolhendo a opção de utilizar a URL segundo a opção que você escolher (com ou sem www).
Remova palavras sem significados da URL (stop words)
Esta é uma opção um tanto quanto difícil de traduzir do inglês para o portugûes. Mas a Yoast pede para remover palavras da URL (link permanente) que não auxiliam no ranqueamento. Aqui estão alguns exemplos: “a”, “de”, “e”, “para”, “em”, “no”, “da”, “do”, “dele”, etc etc.
Exemplo: Guia do Murilo e do Alan para ter um site de sucessos.
Exemplo de link correto: Guia-Murilo-Alan-Ter-Site-Sucessos
Nas novas versões do Yoast, ele automaticamente retira palavras que ele considera inapropriada para os títulos. Porém vale a pena atentar-se caso você esteja utilizando outra versão do plugin.
Utilizar protocolo SSL (HTTPS) ou não utilizar (HTTP)
Este é um ponto muito importante para se atentar, pois a Google já informou que irá pontuar quem utilizar o protocolo de segurança SSL. Caso queira saber mais sobre, clique aqui para conhecer as vantagens e como funciona um certificado SSL.
Otimize o título do seu site e artigos
Este sem dúvidas alguma é um dos maiores itens a ser considerado na construção de artigo, o seu título. O título deve ser combinado a URL e também a descrição da página ou artigo, ganhando assim, pontuações importantes para ser ranqueado.
Uma dica que a Yoast fala, é que quanto mais próximo do início do título sua palavra chave estiver, melhor.
Para gerenciar os artigos do Yoast, você pode acessar o menu SEO e depois acessar Títulos e Meta, neste caso, você pode gerar um título padrão para todos os títulos do site, os quais você deixar de preencher individualmente. Porém nós vamos trabalhar os artigos de forma individual em cada página ou artigo.
Como preencher os campos de SEO do Yoast
Clique nas opções como visto na imagem abaixo e preencha corretamente cada campo, até a barra ficar na cor verde, isso significa que você está colocando o número correto de palavras e caracteres, mas isso não garante o ranqueamento. Foque em criar conteúdo significante, que seu leitor venha a buscar e que possa ajudar no ranqueamento.
Os itens em vermelho, conforme visto na imagem acima, devem ser corrigidos ou o máximo que conseguir. Os campos em verde estão OK e os campos em laranja estão bons, mas podem ser otimizados.
Como os itens em vermelho já dizem, isto dispensa explicações mais detalhadas, pois você basicamente deve seguir o que fala e alterar em seus texto.
Dicas para título
- Eles devem conter sua marca, de preferência no final do título.
- Eles devem conter sua palavra chave principal (focus keyword) e se possível no começo do título
- O resto do título deve ser algo que desperte a intenção de clique do usuário
Dicas para as descrições do artigo
Deve ser um resumo sobre o seu artigo, contendo suas palavras chaves e conteúdos relevantes para que o leitor possa saber do que se trata seu artigo.
Otimização de Imagem
Toda vez que fizer um upload de imagem, você possui diversas informações para preencher. Preencha cada uma delas para que toda informação possa ser encontrada pelos mecanismos de busca, facilitando para que seu site possa ser encontrado.
XML Sitemaps ou Mapa do Site
Este tem função muito importante para informar os mecanismos de busca que seu site foi atualizado, evitando assim, ter que ficar esperando mais um novo escaneamento do Google. Para habilitar, acesse seu menu lateral SEO -> Configurações -> XML SiteMaps e escolha a opção “Enable” ou “habilitar”.
Breadcrumbs, migalhas de pão ou caminho de links
O nome vem pela velha história de João e Maria que utilizaram migalhas de pão para saber pelo qual caminho percorreram. O breadcrumbs tem a mesma função para os mecanismos de busca conseguirem montar a estrutura do seu site, além de facilitar e muito a vida do usuário final que estiver navegando por ele.
Você consegue habilitar os breadcrumbs do Yoast pelo menu lateral SEO, opção avançadas, breadcrumb e depois Ativar (enable/active). Feito isso será aberto algumas opções e você preenche conforme sua preferência. Detalhe: lembre de traduzir os campos.
Cabeçalhos (header) ou Parágrafos
Sempre que você vai digitar um texto no artigo do WordPress, você tem a opção de escolher o tamanho do parágrafo. Certifique-se de que haja apenas um cabeçalho (h1) (Parágrafo do tamanho 1) e que ele seja seu título de artigo e os demais subtítulos <h3>. Também evite utilizar H2 e H3 em suas barras laterais.
Deixe seu código limpo
Uma das dicas do Yoast, é sempre manter o CSS e JavaScript fora do seu template principal, fazendo com que o sistema de busca não precise carregar todo este conteúdo todas as vezes.
Mantenha seu site carregando rapidamente
Um dos fatores mais importantes para a melhor indexação do seu site, é mante-lo veloz.
Algumas dicas da Yoast para manter o site rápido:
- Mantenha seu template e wordpress otimizados
- Instale um plugin de cache (W3 Total cache ou WP Super Cache)
- Adicione ele a um CDN como o MaxCDN
- Utilize uma boa hospedagem. Caso precise de uma hospedagem desenvolvida para WordPress, envie um e-mail para: [email protected]
Re-pense sobre sua barra lateral (sidebar)
Evite utilizar barra lateral de qualquer forma, lotando de conteúdo sem sentido apenas para deixar seu site mais bonito. Escolha bem os widgets e na melhor das hipóteses, evite utilizar
Mapa de site em HTML (HTML Sitemaps)
Este por sua vez ajuda muito os ssitemas de busca e usuários a se localizarem e também montar a estrutura de seu site. Muitas vezes acaba sendo meio complicado utilizar um HTML sitemap em sites como blog, porém se possível, acaba sendo sempre útil e algo para auxiliar na indexação e pontuação.
Conteúdo repetido ou duplicado
Evite copiar conteúdo de outros sites ou também ficar repetindo artigos e parágrafos ja citados em seu site.
Desabilitar páginas e páginas de arquivos (noindex)
Acesse o menu lateral SEO e escolha a opção Títulos e Metas, acesse a tab Arquivos e selecione as opções marcadas na imagem abaixo. Estas opções irão garantir que os mecanismos de busca evitem de anexar conteúdos indevidos, como arquivos
Elementos Canônicos (Canonical)
Com a otimização de busca crescendo, um elemento chamado Canonical foi adicionado às opções de link, os quais têm a principal função de evitar conteúdo duplicado.
Páginas ranqueiam melhores que artigos
Sempre que for montar um conteúdo para ranqueamento, tenha em mente que as páginas vão ranquear melhor que os artigos, pelo motivo de artigos estarem sempre em constante atualização por causa dos comentários de seus leitores.
Não exagere nas tags
Selecione apenas as tags mais importantes. Evite colocar dezenas de tags para algo específico, ou até mesmo para detalhado.
Busque captar inscritos (leads)
A melhor forma de fazer seus artigos terem acessos, é enviando o link diretamente para eles. Para isso, utilize plataformas para criar newsletter, como o MailChimp, LeadLovers, Mautic, etc. Também utilize ferramentas para divulgação de notificações via desktop como o OneSignal.
Mantenha seus leitores envolvidos
A melhor maneira de fazer a pessoa se envolver é pedindo a elas para comentar, para deixar sua opção
Faça parcerias
Encontre sites e blogs relacionados ao seu nicho e relacione com eles. Peça troca de links, coloque o link deles em troco de eles colocarem seu link no site deles, isso puxa leitores de outros blogs.
Ofereça conteúdos gratuitos em troca de comentários ou compartilhamento no facebook e outras midias, tudo isso trará novos leitores.
Mensure seus resultados
Utilize os mais variados plugins para WordPress e ferramentas online para mensurar tudo que está acontecendo em seu site e também para corrigir o que está errado.
Algumas ferramentas : Google Search Console, Moz, Crawler, MonsterInsights, Google Analytics, entre outras.
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida e sugestão, comente abaixo, pois nosso objetivo é estar sempre ajudando nossos leitores.
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.