Técnicas de buscas avançadas
É interessante entender o processo de busca avançada para conseguir buscar ideias de conteúdo, relacionamento com outros sites, entender o que o concorrente faz, entre outros. Segue abaixo alguns exemplos de buscas:
1. “velocidade do jaguar” x “velocidade do jaguar -animal”: Ao realizar uma pesquisa sobre “velocidade do jaguar”, o Google dará várias opções sobre o jaguar animal. Porém, se eu não quiser saber sobre o animal, eu posso pesquisar por “velocidade do jaguar -animal”. Isso significa a exclusão do animal jaguar dos meus resultados.
Este conceito é simples mas ajuda a filtrar o resultado de busca e encontrar os possíveis concorrentes dentro de um determinado universo.
2. “site:”: O segundo conceito é para o caso de querer pesquisar onde uma determinada marca apararece sem ser em seu próprio site. Ex: se eu quiser pesquisar a marca “SeuSiteFeito” e quiser excluir o próprio site, devo digitar “seusitefeito -site:seusitefeito.com”.
É uma dica interessante para entender onde sua marca se correlaciona e quem a referencia.
3. “olimpíadas site:uol.com.br”: Este exemplo é usado para buscar um termo positivando um determinado site. Nesse caso, é possível ver em qual domínio “uol” a palavra-chave “olimpíadas” aparece.
4. “related:olimpiadas.uol.com.br”: É uma maneira de ver os sites relacionados à essa URL buscada, no caso, “olimpiadas.uol.com.br”.
5. “filetype:pdf olimpíadas”: É possível buscar arquivos PDF relacionados à palavra-chave (olimpíadas). Ou seja, é a possibilidade de encontrar documentos que falem sobre um determinado assunto e que, não necessariamente, estejam disponíveis facilmente na internet.
6. “intitle:panela de pressão”: Essa forma de busca mantém o foco no título e mostra todos os resultados onde a minha palavra-chave apareça nele.
7. “inurl:caribe”: É a maneira de buscar a palavra-chave nas URLs disponíveis nos resultados.
8. “intext:chocolate”: Este recurso possibilita o encontro da palavra-chave em textos e te permite encontrar conteúdos em sites de concorrentes ou possíveis sites parceiros.
9. “inanchor:chocolate”: Recurso que possibilita saber em quais sites existem um texto âncora com a palavra-chave buscada. Plavra-chave âncora é aquela que se eu clicar, me leva para algum lugar e este “link” utiliza a palavra-chave.
É um ótimo recurso para entender como a popularidade é construída e distribuída.
Ao combinar esses operadores de busca, é possível alcançar resultados bem interessantes e específicos, principalmente se o foco for encontrar algum concorrente ou um parceiro para criar algumas ações relacionadas ao conteúdo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor como fazer buscas avançadas nos mecanismos de busca.
Se você gostou deste artigo você também pode se interessar por nosso guia de SEO definitivo para iniciantes ou nossa lista com os 4 melhores plugins para SEO WordPress.
Assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Facebook.
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.