O que é o sitemap XML? Como criar um?
No início dos anos 2000, os sites do governo costumavam ter um link em suas páginas principais, intitulado “Sitemap”. Esta página geralmente continha uma lista de todas as páginas desse site. Ainda hoje alguns sites têm esses sitemaps HTML. No entanto, os sitemaps evoluíram muito da lista com marcadores HTML criada manualmente. Atualmente, os sitemaps são publicados em XML em vez de HTML, e seu público-alvo são os mecanismos de pesquisa e não as pessoas. Recentemente, um de nossos usuários nos enviou um e-mail nos perguntando: o que é um mapa do WordPress? Preciso ter um sitemap no meu site? Como posso criar um sitemap no WordPress? Se você é novo no WordPress e fez as mesmas perguntas, então está no lugar certo. Neste artigo, vamos explicar o que é um sitemap, por que você precisa de um sitemap, como criar um sitemap no WordPress e como informar aos mecanismos de pesquisa sobre seus sitemaps.
O que é o sitemap XML?
Sitemap é uma lista de páginas em um site que é acessível a todos os usuários. Um sitemap XML é uma maneira de os proprietários de sites informarem aos mecanismos de pesquisa sobre todas as páginas que existem em seu site. WordPress XML sitemap também informa os motores de busca que os links em seu site são mais importantes do que outros e com que freqüência você atualiza seu site. Embora os sitemaps não aumentem seus rankings de pesquisa, ele permite que os mecanismos de pesquisa rastreiem melhor seu website.
Porque você precisa de um sitemap XML?
A partir de um ponto de vista do SEO, os sitemaps são extremamente importantes. Primeiro, gostaríamos de afirmar claramente que adicionar um sitemap não afeta as classificações de pesquisa. No entanto, se houver alguma página em seu site que não esteja indexada, o sitemap fornecerá uma maneira de informar os mecanismos de pesquisa sobre essa página, para que ela possa ser indexada corretamente.
Os Sitemaps são muito úteis para novos sites e blogs. Como a maioria dos novos blogs geralmente não recebe muitos backlinks para suas postagens individuais, fica mais difícil para os mecanismos de busca descobrir todas as postagens e páginas deles. Os Sitemaps permitem que esses sites ajudem os mecanismos de pesquisa a rastrear seus sites com mais eficiência.
Para sites populares, os sitemaps permitem que o site interaja com os mecanismos de pesquisa com mais eficiência. Os mecanismos de pesquisa podem adivinhar com que frequência o site é atualizado, quais partes do site são atualizadas com mais frequência do que outras, definir a taxa de rastreamento do site, etc. Isso melhora a visibilidade geral do seu site para os mecanismos de pesquisa.
Como criar um sitemap XML em WordPress?
Existem várias maneiras de criar um sitemap XML no WordPress. No SeuSiteFeito, usamos o plug-in WordPress SEO by Yoast para gerar nossos sitemaps. Usamos esse plugin porque ele nos permite otimizar nossos posts, além de oferecer outros recursos, como sitemaps, integração social e muito mais. Também notamos que ele funciona mais eficientemente do que outros geradores de sitemap independentes para o WordPress. Por fim, também oferece sitemaps personalizados, como o Sitemap de vídeo.
Para adicionar um sitemap ao seu site WordPress, a primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o WordPress SEO by Yoast. Por padrão, o plugin não habilita a funcionalidade de sitemap XML, portanto, você terá que ativá-lo. Para fazer isso, vá para SEO »XML Sitemaps e marque a caixa para ativar a funcionalidade XML sitemap.
Quando você marca a caixa para ativar a funcionalidade do sitemap XML, o plugin mostrará várias opções que você pode configurar para os seus Sitemaps. Se você não tiver certeza sobre o que fazer com eles, ignore-os e clique em Salvar configurações.
Agora, seus sitemaps são gerados e acessíveis publicamente. O plugin mostrará um botão XML Sitemap, no qual você pode clicar para ver o sitemap_index.xml.
Como mostrar às ferramentas de busca seu sitemap?
Os mecanismos de busca são bastante inteligentes em encontrar um sitemap. Sempre que você publica um novo conteúdo, um ping é enviado ao Google e ao Bing para informá-los sobre as alterações no sitemap. No entanto, recomendamos que você envie seu sitemap para o Google usando as Google Webmaster Tools. O benefício disso é que o Google mostrará agora erros, páginas indexadas e outras estatísticas relevantes que serão úteis para você como um webmaster.
Vá para o Google Webmaster Tools. Se você ainda não estiver conectado à sua conta do Google, será solicitado que você faça login. Depois de fazer login, você acessará as ferramentas para webmasters. Lá você verá o botão “Adicionar um site”, clique nele e adicione o URL do seu site.
Na tela seguinte, você será solicitado a confirmar a propriedade do website que você está tentando adicionar. Existem vários métodos para fazer isso. Mas se você usa o plugin WordPress SEO by Yoast, então o método mais fácil para você é copiar o valor da tag HTML Meta e colá-lo no plugin. Para fazer isso, clique em Métodos alternativos e, em seguida, em HTML Tag. Você verá uma linha do código da tag Meta em HTML.
Copie e cole esta linha em um editor de texto como o bloco de notas. Agora copie o valor dentro do conteúdo = ””. Deixe a página de verificação do site aberta porque voltaremos à página após adicionarmos a meta tag para verificar a propriedade do website. Vá para a área de administração do WordPress e clique na guia SEO. Isso levará você ao painel de plugins do WordPress SEO by Yoast. Role para baixo e você verá o título Google Webmaster Tools. Cole o valor da metatag que você copiou] do Google Webmaster Tools e salve as configurações.
Volte para o Google Webmaster Tools, na tela de verificação do site e pressione o botão de verificação. Você verá um aviso como “Parabéns pela verificação da propriedade do www.seusite.com.br”. Clique em Continuar para ver o painel de ferramentas do Google para seu site.
Na próxima tela, você verá a coluna Sitemaps sem sitemaps. Ao clicar nele, você será direcionado para uma página de Sitemaps, onde poderá adicionar seus sitemaps. Clique no botão vermelho “Adicionar / testar sitemap” e forneça o URL do sitemap.
O plugin WordPress SEO by Yoast publica vários sitemaps para o seu site WordPress. O sitemap principal é sitemap_index.xml, que contém um link para seus outros sitemaps. Você pode enviar sitemap_index.xml sozinho ou enviar todos os outros sitemaps um por um. Recomendamos que você envie sitemap_index.xml sozinho. O Google descobrirá automaticamente outros sitemaps e os rastreará.
Depois de adicionar seu sitemap com sucesso, ele aparecerá como pendente. O Google levará algum tempo para rastrear seu website. Depois de um tempo, você poderá ver algumas estatísticas sobre seu sitemap. Ele mostrará o número de links encontrados em seu sitemap, quantos deles foram indexados, uma proporção de imagens e páginas da web, etc.
Visite o Google Webmaster Tools frequentemente, pelo menos uma vez por mês. À medida que seu site for ficando mais velho, você começará a ver mais e mais dados úteis sobre seu website e como ele é visto pelo mecanismo de pesquisa. Essas informações podem ajudá-lo a saber o desempenho do seu site e outras ações que você pode fazer para melhorar seu desempenho nos mecanismos de pesquisa.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é o Sitemap XML e como ele funciona!
Se você gostou deste artigo você também pode se interessar por nosso guia de SEO definitivo para iniciantes ou nossa lista com os 4 melhores plugins para SEO WordPress mas caso já tenha feito tudo isso em seu site pode também conferir noso artigo sobre a melhor forma de melhorar a velocidade e o desempenho de seu site para melhorar seu rankeamento. Assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Facebook.
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.