Preciso ter site para vender pela internet?
Confesse: pensou em criar site bate aquela preguiça, não é verdade?
Parece tudo muito complicado, muito caro, muito detalhezinho… e o tempo que se perde tentando fazer isso sozinho parece eterno?
Por causa dessa ideia cansativa e cara que envolve a criação de sites, quando se fala em vender pela internet, as pessoas preferem apostar no uso das redes sociais e sites de market place (como Mercado Livre, Elo7 entre outros).
Vamos deixar as coisas claras por aqui…
REDES SOCIAIS PODEM SER USADAS PARA VENDER PELA INTERNET? Até certo ponto.
Facebook, Instagram, Pinterest servem como um importante ponto de interação e divulgação dos seus produtos e serviços.
Porém, o que torna seu negócio confiável é, entre outras coisas, um SITE PROFISSIONAL.
Você consegue fazer vendas por mídias sociais, e-mails ou usar outros sites para realizar o pagamento e entrega do produto, mas a grande verdade é: você nunca conseguirá escalar seu negócio sem um site, não conseguirá fazer vendas significativas sem um site próprio.
Já parou para pensar que, quando você depende de outros sites para fazer negócios, você fica refém deles?
Quem se lembra do Orkut? Do Formspring? Do Cadê? Do Altavista?
Entre tantos outros que pareciam ser insubstituíveis e, quando menos se esperou, novas redes sociais tomaram seu lugar.
E o perigo está mais perto do que você pensa… Recentemente, o Facebook alterou seu código de demonstração dos feed de notícias, fazendo com grande parte das fanpages perdessem seu alcance. Logo, para seu conteúdo ser demonstrado aos seus clientes, você deverá pagar mais por isso.
E SE O FACEBOOK ACABAR AMANHÃ OU INVENTAR UMA REGRA DE DIVULGAÇÃO ABSURDA?
Em contrapartida, o site funciona como seu ponto comercial na internet. É a sua propriedade onde você dita as regras do que quer exibir, da maneira que quer e com qual frequência para todos aqueles que acessarem.
Além de ter a capacidade de receber pessoas do mundo todo de maneira extremamente econômica.
Atualmente, montar lojas virtuais ficou cada vez mais fácil e mais barato. Você consegue vincular seu site a plataformas de pagamento e recebimento (como o pagseguro, paypal, hotmart, entre outras), bem como plataformas para gerenciamento de estoque, pedidos, frete e diversas outras funcionalidades, tornando sua empresa extremamente eficiente com um baixo custo operacional.
E se algum desses recursos falhar, é fácil: basta substituir um dos recursos e continuar tocando seu negócio normalmente, sem grandes desastres.
Entendeu por que um site bem montado é a base de um negócio digital? Então, se você quer vender MUITO pela internet, você precisará SIM de um site.
O que poucos sabem é que para se ter um site não é necessário mais investir muito dinheiro, com um custo baixíssimo você consegue montar seu próprio site ou então contratar alguém para desenvolver, trazendo mais credibilidade à sua empresa e possibilidade de escala de negócio.
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.