Qual a importância das palavras-chave de cauda longa?
As palavras-chave de cauda longa são muito importantes porque te ajudam a converter mais e economizam tempo na hora de buscar melhores colocações no Google. Vamos falar disso e muito mais nesse conteúdo, não deixe de ler agora.
A competição no mundo digital só cresce, todos os dias novos blogs, canais no Youtube e perfis em redes sociais disputam a atenção da audiência. Mas pouca gente sabe que sempre vai haver espaço para bons conteúdos.
Em meio a uma grande concorrência, ouvir uma afirmação como essa pode parecer exagero ou algo trabalhoso. No entanto, há sim lugar para todos que estiverem dispostos a entender as necessidades de seus consumidores. E o uso de palavras-chaves de cauda longa faz parte desse processo, de se destacar frente a concorrência e entregar ao seu cliente o que ele precisa.
A ideia da cauda longa
O conceito de palavras-chave de cauda longa, ou long tail, foi apresentado no livro A cauda longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho, de Chris Anderson.
O autor descreve o planejamento de vender pequenas quantidades de uma grande variedade de itens, ao invés de somente alguns produtos populares. O resultado disso é um grande volume de vendas, porém, com menos concorrência.
É possível perceber que esse conceito se encaixa em outros modelos de negócio, que já são montados pensando em atender nichos específicos. Resumindo a ideia da cauda longa, é melhor você segmentar ao máximo o seu conteúdo, tornando-se especialista em pequenas áreas do que focar em áreas genéricas.
O que são palavras-chave de cauda longa?
As palavras-chave são uma das coisas mais importantes para o SEO, é por meio delas que um site consegue se posicionar nas buscas do Google.
Hoje, por causa da concorrência que falamos no início do texto, é muito mais difícil estar bem posicionado com termos genéricos, como ‘’marketing’’, ‘’finanças’’, ‘’futebol’’. Assim, os sites que estão conseguindo melhores resultados, estão buscando palavras mais específicas, as palavras-chave de cauda longa.
Por exemplo:
Marketing digital – Palavra-chave de cauda curta
Marketing digital para consultório médico – Palavra-chave de cauda longa
As palavras-chave de cauda longa tem características especiais.
- Ajudam a construir autoridade em nichos específicos;
- Recebem menos tráfego de pesquisas que palavras-chave menores;
- Tem menos concorrência, sendo mais fácil para ranquear nas primeiras posições;
- Apresentam uma conversão maior, mais cliques e consequentemente mais vendas.
3 principais objetivos de uma pesquisa com palavras-chave de cauda longa
Custo beneficio
Geralmente quando se fala em custo benefício, temos a ideia de pensar em investimento em mídia paga. Mas pensando em SEO e crescimento orgânico, qual quantidade de conteúdo é preciso produzir para aumentar a evidência de uma marca a partir de palavras-chave de cauda longa ou cauda curta?
Com certeza, o trabalho para ranquear uma palavra long tail é muito menor do que ranquear uma palavra head tail.
Atingir o objetivo mais rápido
Se o seu objetivo for aumentar o volume de acessos ao seu blog, gerar leads ou aumentar o número de conversões, com uma palavra-chave generalista, isso demandará um esforço muito grande.
As palavras-chave de cauda longa, podem trazer um volume de acessos menor, porém, já contribuíram para um processo de qualificação do lead. Sendo assim, ele tem maior compatibilidade com o produto ou serviço oferecido, e por isso, maiores chances de ser convertido.
Redução do churn nas vendas
Sabemos que as redes sociais e os blogs são considerados canais de aquisição de clientes, ou seja, são geradores de oportunidades de vendas em seu processo de nutrição, identificando indivíduos com o perfil do produto ou serviço oferecido.
Com as palavras-chave long tail bem trabalhadas, os lead já são considerados como ótimos, estando mais próximos para adquirirem os produtos e ficarem satisfeitos.
O churn acontece quando o cliente não fica feliz com a aquisição, consequentemente pedindo cancelamento e fazendo comentários ruins sobre a marca. Assim, o uso das palavras-chave de cauda longa resulta em uma economia de dinheiro e em uma melhor reputação da empresa, já que aumenta a chance de atrair um lead qualificado.
Podemos finalizar dizendo que todas as empresas precisam usar palavras-chave de cauda longa em seus conteúdos. Se você não usa ainda, pense no quanto poderia economizar em tempo e dinheiro. Compartilhe esse conteúdo com um amigo que tem blog, ele vai com certeza vai gostar.
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.