Este é um dos principais problemas encontrados no WordPress, quando um formulário de contato está configurado corretamente, porém ele não envia. Na verdade, não há nenhum problema com seu formulário e nem com WordPress, o problema é a hospedagem. A maioria delas, desabilita a função mail() do php, fazendo com que você precise enviar e-mails via SMTP.

Mas o que é SMTP ?

Resumidamente SMTP é um protocolo de disparo de e-mail, onde ele segue diversas regras estabelecidas para que o e-mail não seja considerado SPAM, seja validado e verificado.

Como posso corrigir o problema?

Existem diversas formas de corrigir este problema. As soluções mais viáveis são utilizar um servidor de SMTP externo, ou então, um servidor SMTP da própria hospedagem.

SMTP Externo

Os mais famosos são: Amazon, Google, SendGrid e SparkPost, onde o SendGrid e SparkPost possuem ótimos planos gratuitos e com o passar do tempo você pode fazer um “update”, para conhecer mais, clique em cada link e veja o site deles. Estes possuem taxa de entrega de e-mails muito alta e caso você utilize plataformas para enviar newsletter ou ferramentas de automação de emails, você pode sincronzar com eles.

Vantagens: Boa taxa de entrega, planos gratuitos e valores acessíveis, monitoração de entrega e abertura de e-mails.

Desvantagens: Precisa ter um mínimo de conhecimento para configurar seus “records”.

SMTP Interno

Quase todas as hospedagens compartilhadas oferecem o SMTP interno, dão conta do recado e para configurar um simples formulário de contato são mais do que o suficiente.

Vantagem: Fácil configuração, valor embutido na hospedagem.

Desvantagens: Pode ser acusada como SPAM com facilidade, não consegue enviar para milhares de e-mail ao mesmo tempo como os citados acima.

Como configurar ?

Para fazer a configuração do SMTP externo, junto a plataforma do SMTP (SendGrid, SparkPost, etc) é necessário acessar o site, criar uma conta e seguir todos os passos que pedem, porém, este é um assunto para outro post ou pode ser acompanhado em nosso Curso Xpress de WordPress (clique aqui). Sendo assim, vamos para a configuração do WordPress.

Acesse o Campo Plugins, Adicionar Novo e pesquise por WP-Mail-SMTP (link do plugin aqui), ative-o e vá em suas configurações (settings). Caso não encontre, fica em Ferramentas (tools) -> Email.

Observação muito importante: A seguir, os dados a serem preenchidos, você DEVE verificar com sua HOSPEDAGEM ou GERENCIADOR DE E-MAIL. Pois cada um segue um protocolo diferente. Como faço para saber ? Pergunte a hospedagem, ou digite no google o nome da hospedagem + smtp + wordpress.

Como dito, cada hospedagem possui algumas informações, para isso separamos alguns links úteis para vocês.

Locaweb

Hostgator

KingHost

UolHost – Utilize os dados que usa na configuração do Outlook

 

Caso não tenha hospedagem ou esteja descontente com a sua hospedagem, entre em contato conosco que temos hospedagens especializadas em WordPress, já com o SMTP configurado 😉

Comentários Facebook