Re-invente sua empresa
Fala galera, tudo em ordem? Neste artigo vou escrever sobre um livro chamado re-invente sua empresa, com um pensamento bem moderno, o qual influencia diversas empresas da atualidade.
Re-work, ou traduzido aqui no Brasil como “Re-invente sua empresa”, de Jason Fried e David Hansson.
Seja simples, bom já é o suficiente. Os autores explicam que inventar demais e sem necessidade é perda de tempo. Você cria diversas funcionalidades para seu produto, sendo que o cliente precisa apenas da característica principal. Geralmente os usuários utilizam 20% do seu produto. Eles citam muitos exemplos com sistemas, você cria coisas que nunca vão ser usadas, coisas que muito poucos serão. Então crie algo bom e simples, o que a pessoa quiser extra, crie personalizado.
Seja autentico. Crie sua própria cultura, não tente copiar culturas, produtos, pessoas, etc, caso copiar, modifique para algo que seja de sua personalidade e não de outra pessoa.
Algo bom feito é melhor do que algo perfeito não feito. Hoje em dia, conversando com diversos amigos empreendedores e vários empresários, quase todos, ou todos, esperam a hora perfeita para agir, esperam o produto ficar perfeito para lançar. PARA ! Melhor você lançar seu produto agora, que já está bom e ver o feedback dos usuários, do que esperar ser perfeito para VOCÊ e muitas vezes não ser nem perto do que o cliente final deseja. Então lance, re-lance, faça de novo até chegar a perfeição, ou até chegar ao que realmente as pessoas precisam e não querem.
Compreenda profundamente seus colaboradores e “stake-holders” (todos aqueles que são influenciados e influenciam de maneira direta e as vezes indireta a sua empresa/produto). Saber exatamente o que eles precisam facilita sua vida e supera as expectativas deles. Muitas vezes eles não sabem o que querem!
Quando você sentir-se muito entusiasmado sobre algum projeto, trabalho, pesquisa ou seja o que for, faça isso exatamente agora, sabe por que? Pois esse entusiasmo irá passar. Aproveite que você vai querer fazer o máximo disso até enjoar, pois as vezes este entusiasmo não volta e você deixou um pedaço do seu futuro para trás.
Esteja sempre motivado ! Isto faz com que você gaste seu tempo de maneira divertida e produtiva.
Apenas conhecimento não é necessário ! É necessário tornar isso real !
Você precisa conhecer toda empresa, todos os processos e você mesmo ! Conhecer a empresa e os processos você sabe o que eles precisam, o que pode maximizar, como, etc. Conhecendo você mesmo, você pode ir onde almejar.
Você precisa fazer fãs e não apenas consumidores. Pessoas adoram tomar partido, adoram ser fãs de algo, e por que não seu produto? Surpreenda-os.
Sucesso leva tempo e disciplina. Muito fácil imaginar que o sucesso vem do dia para a noite, mas o sucesso é um resultado de diversos agentes, de diversas frustrações e falhas! Trace um objetivo e faça isso acontecer, pouco a pouco !
Crie produtos de graça, mostre como sua empresa funciona, traga seu cliente para fazer parte do seu time! Quando seu cliente sente-se parte da equipe, as chances para aumentar as vendas são grandes.
Quanto mais pesada for sua empresa, mais difícil vai ser de muda-la. Mantenha as coisas simples e fáceis. Adote a cultura de mudanças, quanto mais leve for sua empresa, mais fácil será de você ser flexível as situações econômicas do momento.
Decida, não pense! Evite a cultura do “vou pensar e te respondo”. Tome decisões na hora, pense apenas nas que acarretarão diversas mudanças a empresa.
Você sempre pode voltar. Volte e peça desculpas, diga que errou. Volte e elimine aquele produto que você perdeu tanto tempo e não funcionou como queria, volte antes que se torne um caminho mais difícil para voltar.
Foco é aquilo que perdura e não apenas dura um momento. Crie uma meta para toda empresa, que seja o lema diário de cada um deles, mesmo que por alguns instantes tenha alguma distração.
Preste atenção em seus sub-produtos que você cria o tempo todo. Por exemplo, este artigo que você adquiriu foi um sub-produto de todo meu estudo de mente prospera/desenvolvimento pessoal e empreendedorismo. Quanto mais sub-produtos gerar, mais produtos você tem para criar. Exemplo de sub-produtos: anotações, templates, livros, vídeo-aulas, sistemas secundários, etc etc.
Selecione um tempo apenas para trabalhar, feche as mídias sociais, desligue os telefones, feche os e-mails, apenas trabalhe,
Feito é melhor que perfeito, apenas pra te lembrar !
Faça menos e obtenha mais. Crie coisas úteis e que podem lhe render mais renda.
Coloque sua alma, seu espírito e seus valores no seu produto. Pessoas compram ideias e não produtos.
Crie uma briga com seus concorrentes, pessoas adoram tomar partidos e amam brigas. Por exemplo: Sansung x Apple, a Sansung fez tomadas para Iphone em diversos aeroportos, para dizer demonstrar que usuários de Sansung não precisam de carregadores em todos lugares, pois suas baterias duram mais que a da Apple.
O que seu cliente precisa é totalmente diferente do que ele quer. Seu cliente tem frio, precisa de abrigo e roupa, mas ele te pede uma mansão com 30 quartos e um estoque de roupas, ele irá usar tudo isso apenas para se proteger do frio? Não, apenas um teto e uma troca de roupas. Dê o que ele precisa e mostre isso à ele.
Adquira o hábito de dizer não. Muitas vezes dizemos sim, apenas para não criar um clima ruim entre as pessoas. Muitas vezes dizemos sim querendo dizer não, e apenas nós ou nossa empresa arcarão com os resultados, então aprenda a dizer não.
Tenha o hábito de ouvir a todos, mas apenas assimile o que é bom. Um dos principais fatores da liderança é saber ouvir o que as pessoas tenham a dizer, muitas vezes apenas escutar. Então de atenção a todos, mas apenas faça o que realmente for preciso e que irão trazer coisas boas. Pessoas tendem a querer apenas o próprio bem, mesmo que camufle seu bem em um bem maior.
Trabalhe muito com marketing, obtenha mídia especializada para isso.
Faça seus clientes viciados em seus produtos. Exemplo novamente da apple, eles são viciados nos produtos da empresa de Steve.
Marketing são todos os campos da sua empresa. Começa na maneira que a pessoa mentaliza sua empresa quando ela escuta seu nome, na maneira que sua telefonista atende, a maneira que ele é tratato, o jeito que chega o produto dele, o pós vendas e todo conteúdo divulgado na mídia. Faça o marketing o ar e o combustível da sua empresa.
Acabe com toda e qualquer palavra ruim, apenas use palavras motivadoras e otimistas, isso faz toda a diferença.
Gostou do artigo? Escreva para mim no [email protected]
Quer aprender a fazer sites sem programação, com wordpress na prática? Conheça o Curso de WordPress mais completo do mercado, atualizado mensalmente e com aulas ao vivo para os alunos.